SOBRE PPCC

Em 2002 foram instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores, com essa nova legislação se estabelece que aspectos da prática docente devem ser desenvolvidos e experimentados pelos licenciandos ao longo de todo o curso e não apenas nos estágios supervisionados. Surge então uma nova atividade que deve oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à atividade docente, essa é a Prática como Componente Curricular (PCC). 

A partir desse ano os cursos de formação de professores tem a necessidade de reformular seus currículos! O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve sua reforma feita em em 2004 e 2005.

Em nosso curso essa prática passou a ser chamada de Prática Pedagógica como Componente Curricular (PPCC). Ao longe de toda a graduação, tanto em disciplinas biológicas quanto pedagógicas, temos a carga horária dessa atividade distribuída.

A PPCC nos proporciona uma reflexão sobre todo o conteúdo biológico que aprendemos, e em como vamos passar esse conteúdo posteriormente em uma sala de aula.

Sendo assim, em todos os semestres e em diversas matérias são apresentadas as PPCCs! Temos jogos, maquetes, posters e cartazes, apresentações de música, seminários e muitos outros tipo de PPCCs que são produzidos.